top of page

Panquecas de gamboa

A receita que vos trago é de panquecas de gamboa. Para quem não está familiarizado a gamboa (Cydonia vulgaris) é um fruto da família do marmelo mas, ao contrário deste, costuma ser maior e tem uma pele mais rugosa. Além disso é mais doce e saboroso e pode ser consumido cru.



© Photo: Laurent Francin


Nota: Quando fiz as panquecas não tirei fotografias à gamboa, mas era semelhante à da fotografia. Apenas era mais rugosa e com um tom de amarelo mais pálido.

 

Mas como é que me lembrei de usar gamboa? Um dia fui visitar a minha querida avó e ela tinha gamboas em casa, que normalmente usa para fazer marmelada. Dado que sou uma curiosa quando o assunto é comida, e como nunca tinha provado este fruto, pedi-lhe para levar um. Com a ideia da marmelada excluída (não sou grande fã), tive que optar por outra solução para utilizar este fruto, e por pura gulodice, a ideia de panquecas surgiu! (Quem é que não adora panquecas? 🥞)

Para me inspirar baseei-me na receita de Panquecas de Marmelo do blog a Casa da Vidazinha. Os ingredientes não são todos os mesmos, mas a base é similar.

Bom proveito!

Dose: 5 a 6 panquecas

Ingredientes

  • Metade de uma gamboa

  • 1/2 chávena de farinha com fermento

  • 1/2 chávena de aveia em flocos triturada

  • 1/4 chávena de açúcar

  • 1/2 chávena de leite

  • 1 ovo batido

  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida

  • Sal q.b

Modo de preparação

  1. Levem a gamboa sem casca ao lume por cerca de 15-20 minutos, ou até tenra. Quando cozida, esmagar grosseiramente.

  2. Juntem a gamboa, o leite, a manteiga derretida e o ovo.

  3. Noutra taça misturem a farinha, a aveia triturada, o açúcar e o sal.

  4. Combinar muito bem os ingredientes secos na taça dos ingredientes líquidos.

  5. Numa frigideira derreter um pouco de manteiga e fritar as panquecas, 2 a 3 minutos de cada lado. E não se esqueçam de acrescentar mais manteiga à frigideira, entre panquecas.


 

Nota: Gostei da textura das panquecas, mas não sei se vai agradar a todos. Ficaram um pouco grossas e húmidas por dentro. Em termos de sabor não me lembro de ter notado um sabor forte ou predominante vindo da gamboa. Se experimentarem depois digam-me a vossa opinião!

Fonte: http://aformigamiga.blogspot.pt/2015/11/diferenca-entre-marmelos-e-gamboas.html

Subscreve

Para saborear as novas receitas

Saborear com o olhar

CATEGORIAS

POSTS RECENTES 

bottom of page